Configurando o Fedora 13 com Gnome em português (pt-br)

Publicado por Iran Macedo em 14/09/2010

[ Hits: 8.968 ]

 


Configurando o Fedora 13 com Gnome em português (pt-br)



Resolvi instalar o Fedora na minha máquina e abandonei um pouco minha distro predileta, o Ubuntu. Fiz isso porque utilizo o CentOS no meu trabalho e preciso praticar um pouco mais em um Red Hat-like. Então o Fedora foi a minha escolha.

Na instalação, pressionei F2 e escolhi o Português do Brasil. O sistema foi instalado com todos os textos em português, numa boa, sem estresse. E qual foi a minha surpresa?

Legal! Após a instalação, o Fedora veio com o Gnome todo em inglês... e pior... sem nenhuma ferramenta visível para modificar isso.

Depois de muito procurar, googlar igual louco e encontrar uma meia dúzia de respostas sobre o KDE em português (veja, eu estou usando o Gnome), consegui colocá-lo na nossa tão amada língua tupiniquim! Veja o que foi feito:

1 - antes de fazer qualquer modificação, eu atualizei todo o sistema, pelo comando # yum update. Após baixar toda aquela quantidade enorme de pacotes, comecei a quebrar minha cabeça para resolver a situação do idioma, já que não sou somente eu quem utiliza esta máquina na minha casa.

2 - instalei o pacote system-config-language. Essa ferramenta vinha nas versões anteriores por default. Desta vez, no Fedora 13, ela não veio instalada. Por esta ferramenta habilitei o idioma "Portuguese Brasil" pelo caminho System > Administration > Language. Para minha surpresa, alguns textos ainda ficaram em Inglês, tais como o nome das pastas, menus, calendário, etc. Só a tela de Login do usuário estava em português.

3 - Fiz Logoff e fui até a área de Login. Ao clicar sobre um usuário para fazer Logon, vi que também existe a opção de seleção de idiomas nesta área (mas ela fica visível somente após você clicar sobre um usuário!). Tirei o padrão "US English" e apontei para o "Português Brasil". O layout de teclado já estava definido corretamente. Ao fazer o Logon, tudo o que ainda estava em inglês foi alterado para Português e apareceu uma janela perguntando-me se eu gostaria de modificar os nomes das pastas que também estavam em inglês para seus relativos, em português. Simples assim!

Ah, e neste momento eu tinha dois usuários criados. Então, eu tive de apontar o idioma certo para os dois usuários, um por vez!

Mesmo parecendo coisa muito simples (e até meio besta), essa tarefinha me tirou algumas horas de sono. Rendeu-me muita falação no meu ouvido (o pessoal aqui de casa reclamando do sistema em inglês ) e muitas horas de pesquisa na internet. Infelizmente não temos muitos tutoriais do tipo... somente alguns para o Fedora 9 ou inferiores (Opa! Já estamos no 13!!!) e sobre o KDE (Hey, Gnome é mais legal!) :)

Fica aí minha dica... espero que ajude!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Boot automático pelo último kernel ou sistema utilizado (GRUB 2)

Como Atualizar Fedora 39 para 40

Como configurar corretamente o mouse serial no Slackware 10

Compartilhamentos Samba sem autenticação de usuários

savetextmode: diga adeus aos crashes do console

  

Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 15/09/2010 - 01:01h

Caso vc tivesse escolhido o nosso idioma para entrar pelo Live CD e depois fizesse a instalação, seu Fedora seria instalado já em português.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts