Debian 6 - Gravando o grub na MBR

Publicado por Rafael de Jesus Miranda em 11/09/2011

[ Hits: 7.904 ]

 


Debian 6 - Gravando o grub na MBR



Olá Galera, estou testando o Debian 6 - Squeeze com KDE 4.4.5, durante o final de sua instalação recebi uma mensagem pedindo se eu desejaria gravar o grub na MBR (Master Boot Record) e não sei porque eu cliquei em NÃO. Mas tudo bem, a surpresa veio quando reiniciei o notebook e vi que o grub que estava gerenciando era o do BRLix que tenho instalado em outra partição, e nem sinal do Debian para eu poder "bootá-lo".

Então dei o boot no BRLix mesmo, pois este tem um comando que reconfigura o grub, chamado grub-installer, cujo procura todos os sistemas existentes e adicionando-os na MBR. Caso você passe por problema parecido e tenha o BRLix instalado, abra o terminal e com poderes de root execute o seguinte comando:

# grub-installer

Após fazer isso problema resolvido, ao reiniciar, o grub do BRLix continuou gerenciando o boot mas desta vez apareceu a opção para mim bootar no Debian também.

Depois de um tempo resolvi testar o kernel 3.0.0.1 do repositório Sid (Testing) do Debian, pois a kernel que veio por default no Debian 6 é a 2.6.32 "padrão do repositório Squeeze (Stable)". Então instalei a kernel 3.0.0.1 via apt-get, gerou o initrd, tudo certinho até então, reiniciei o Notebook e surpresa, novamente não estava lá no grub a nova kernel recém instalada, pois o BRLix é quem estava gerenciando o boot, e para não precisar refazer todo o processo antes citado, entrei novamente no Debian 6 com boot na kernel antiga (2.6.32) e gravei o grub na MBR a partir do Debian para este gerenciar o boot, fiz isso através de um simples comando.

Com poderes de root execute:

# grub-install /dev/sda

Após, reinicie e o grub estará sendo gerenciado pelo Debian.

Abraço!

Outras dicas deste autor

Instalando tema QtCurve no GTK do KDE 4.4

Lançamento Famelix 2.1 - Release Candidate 2

Utilização do cron no Linux

Lançado BRLix 1.1 - FINAL

Instalando BRLix Linux - versão EeePC

Leitura recomendada

Site com screencasts (pequenos vídeos) de várias distribuições

Como instalar temas no XFCE

GKrellM - GTK Meters

Linux-Gamers - outra distro para gamemaníacos

Usando o Spotify como despertador no openSUSE Tumbleweed XFCE via spotify-rise

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts