LiveUSB do openSUSE a partir do Windows

Publicado por Fábio Farias em 11/08/2010

[ Hits: 8.713 ]

 


LiveUSB do openSUSE a partir do Windows



Algum tempo atrás publiquei aqui no VOL uma dica de como usar o openSUSE a partir de um pendrive, tornando-o um LiveUSB capaz de rodar o sistema e instalá-lo no computador. Porém, para a realização desta tarefa era necessário um Linux preexistente, pois os comandos necessários para esta tarefa deveriam ser feitos em um terminal de Linux. Contudo, esta tarefa é perfeitamente possível de se fazer no Windows também. E é isso que veremos nessa dica.

Material necessário:

Criando o Live USB

Descompacte o programa Win32Disk Manager em uma pasta. Não será necessário instalar o programa, bastando apenas clicar no executável para iniciar o programa. Aparecerá uma janela semelhante a essa.
Selecione sua imagem ISO clicando no ícone de reticências (...) próximo a caixa "Image File" (como mostra a imagem acima) e navegue até o diretório aonde sua imagem ISO está. Se você não ver a imagem ISO baixada, digite "*.iso" na caixa "Nome do arquivo" e pressione Enter como mostra abaixo. A imagem ISO deve aparecer.
Selecione a letra da unidade do seu pendrive USB da lista suspensa "Device" (no exemplo o pendrive está selecionado na letra E:). Tome cuidado para não errar e sobrescrever outro disco ou mesmo outra unidade removível. O pendrive deverá estar vazio. Se contiver arquivos, faça uma cópia em outro local para não perdê-los, pois eles serão sobrescritos pelos arquivos do openSUSE. Por fim, clique no botão "Write" e aguarde alguns minutos. Veja a imagem abaixo mostrando o progresso da tarefa.
Uma vez a gravação termine, você poderá sair do programa e "Remover com segurança" seu pendrive USB.

Pronto. Seu LiveUSB está criado e você poderá usá-lo em qualquer computador que dê suporte a inicialização por pendrives e unidades USB, bastando apenas configurar a ordem de inicialização na BIOS. Ele se comportará da mesma forma que um LiveCD (inclusive com a limitação de não poder guardar arquivos gerados durante a execução do sistema, a não se que se crie uma partição no pendrive para essa tarefa). Em caso de dúvidas sobre a configuração da BIOS e da inicialização por pendrive consulte o manual do fabricante da placa-mãe do seu computador.

Uma ótima função para um LiveUSB é a de permitir a instalação do openSUSE em netbooks que não possuem gravadores de CD/DVD dependendo de unidades externas deste periféricos para a instalação de sistemas operacionais.

Para mais detalhes sobre isso, consulte o tutorial disponível aqui:
Outras dicas deste autor

GeForce 7300GS no SuSE 10.2

Tutoriais sobre o OpenSUSE

Vídeo: Instalando o openSUSE

Instalando o OpenSuSE a partir do Windows

Instalando driver nvidia no OpenSuSE Linux

Leitura recomendada

Java no Fedora 16

Replicação no LDAP com slurp

Backup MySQL com SSH

Configurando rede DHCP no Slackware

Iniciando em Linux: Distribuições X Conhecimento

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 12/08/2010 - 00:18h

o win32 diskimager é muito prático....

[2] Comentário enviado por Fabio_Farias em 12/08/2010 - 09:34h

Obrigado Alberto.

[3] Comentário enviado por sostenesdias em 24/06/2011 - 21:46h

Contribuindo um pouco.... no site do OpenSuse tem algumas maneiras de criar esse LiveUSB...

Eis o endereço... Vale a pena conferir!!!

http://en.opensuse.org/SDB:Live_USB_stick




Abraço a todos!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts